Telerradiologia aumenta em até 30% sua capacidade de realizar exames, Telerradiologia aumenta em até 30% sua capacidade de realizar exames

Telerradiologia aumenta em até 30% sua capacidade de realizar exames

Como você já sabe, a Telemedicina é uma realidade que está cada dia mais presente nos consultórios, clínicas e hospitais. Quanto mais a tecnologia da informação e a telecomunicação se desenvolvem, mais a medicina tem a ganhar: médicos passaram a atuar em regiões que antes não eram possíveis; participar de cirurgias; laudar ou receber laudos com precisão e rapidez através da telerradiologia; participar de discussões através da teleconsultoria; cursar residência ou especialização, entre outros benefícios.

A Telerradiologia, por exemplo, permite que os médicos discutam com especialistas de grandes centros de referência. Seja para ter uma segunda opinião sobre um determinado exame ou laudo, para formar um corpo clínico de discussão sobre determinada patologia ou apenas para acelerar o processo de entregas de laudos do seu Centro de Imagem. 

Essa transmissão eletrônica por imagem é regularizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para empresas constituídas no Brasil. Veja a publicação com regras do exercício da Telerradiologia no Brasil.

O que antes permitia que materiais como o filme (perecível) ficassem acessíveis durante o processo de tratamento, hoje tem endereçamento ainda mais seguro.  Mas fique atento:

  • O médico responsável deve ser especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • O paciente deve autorizar a transmissão dos laudos;
  • A compressão e transmissão das imagens deve manter o padrão DICOM e HL7;

Conforme pesquisas americanas, cerca 55% dos hospitais e clínicas dos EUA utilizam da Telerradiologia para aumentar  aproximadamente até 30% da sua capacidade de realizar exames.

Se você está buscando produtividade, precisão e segurança pode apostar nesse mercado digital, porque a Telemedicina vai contribuir muito para sua clínica ou hospital. 

Conheça a Teleimagem

A Teleimagem é uma empresa brasileira, que trabalha há mais de uma década com telerradiologia. 

Os exames são analisados pelos médicos radiologistas subespecialistas, que fazem a dupla leitura e revisão dos laudos. Nos casos complexos, há uma interação entre as equipes onde a discussão de caso faz  parte do processo de precisão no diagnóstico, e então os laudos são liberados para o Centro de Imagem, que encaminha aos seus pacientes.

Com uma Central de Laudos única, a Teleimagem reúne tecnologia da informação, suporte operacional, atendimento especializado para exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, entre outras modalidades.  

Gostou dessas informações? Compartilhe. 

Saiba mais sobre os 5 Mitos e verdades sobre Telemedicina, no Blog da Teleimagem. 

Assuntos que podem te interessar

WhatsApp chat