Apesar de todos os desafios enfrentados no último ano, 2020 nos mostrou que os avanços tecnológicos não apenas se desenvolveram e cresceram rapidamente, mas também vieram para ficar, dando origem às tendências tecnológicas na área médica para 2021.
Algumas tecnologias não são exatamente novidade, como o caso da telemedicina, afinal, já existia há um bom tempo. Ainda assim, se destacou e ganhou ainda mais força com as mudanças que o mundo passou recentemente.
O último período foi marcado por descobertas, sobretudo, no setor da saúde. Ficou ainda mais claro que os avanços vieram para trazer diversos benefícios, como redução de custos e diagnósticos mais precisos.
Quer conhecer os principais recursos tecnológicos que estarão em alta neste ano e que podem colocar o seu centro de imagem em um próximo nível, aperfeiçoando os cuidados e qualidade dos seus serviços? Então, siga a leitura e fique por dentro do que é tendência!
Tendências Tecnológicas médicas para 2021
Inteligência artificial e Machine Learning
A Inteligência Artificial (IA), também conhecida pela sigla do termo em inglês, AI, é um ramo da Ciência da Computação que desenvolve simuladores das capacidades humanas, como: raciocínio, percepção e tomada de decisão.
Segundo um relatório da multinacional Accenture, o crescimento da aplicação da IA no mercado de saúde deve chegar a aproximadamente US$6,6 bilhões em 2021 nos Estados Unidos.
Nos últimos anos, a tecnologia conseguiu diminuir, por exemplo, a necessidade de cirurgias arriscadas e invasivas, isso vem acontecendo porque através de softwares que disponibilizam imagens digitais os médicos conseguem entregar diagnósticos mais assertivos.
Um exemplo disso é a visão computacional aplicada à radiologia. Trata-se da habilidade dos computadores reconhecerem e classificarem as imagens, auxiliando na detecção de nódulos e patologias.
Podemos citar também softwares de reconhecimento de voz com IA que usam a interpretação de imagens, o reconhecimento da fala e dados estruturados para reforçar a precisão dos achados médicos e tomografias avançadas que conseguem identificar as mais delicadas alterações em tecidos de órgãos, levando à identificação mais precoce de doenças.
Além disso, os algoritmos de Machine Learning permitem que os radiologistas trabalhem com um grande volume de dados de imagem e instantaneamente, ou seja, a identificação dos problemas médicos ficou mais rápida e precisa, detectando até mesmo condições que passam despercebidas pelos olhos humanos.
Telemedicina
Outra tendência tecnológica médica continua sendo a telemedicina. Mesmo não sendo novidade no setor, o seu uso ganhou força durante a pandemia de Covid-19 e veio para firmar o contato digital entre médicos e pacientes.
Nestes casos, a telemedicina na radiologia tem sido extremamente eficaz por entregar laudos médicos urgentes e plantões 24h, de especialidades e subespecialidades, em poucas horas, até mesmo para regiões em que os pacientes poderiam aguardar meses para obter o resultado.
A técnica ajudou, inclusive, na contenção do aumento de casos do coronavírus, já que os resultados e instruções de tratamento em casos mais leves são disponibilizadas totalmente online para os pacientes, sem a necessidade de se deslocarem até as instituições de saúde para obtê-los.
Pacientes com câncer também se encaixam no público-alvo desta tendência tecnológica médica, que cada vez mais engloba outras especialidades médicas.
PLN (processamento de linguagem natural)
O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é outra grande tendência tecnológica médica. O termo que deriva do inglês Natural Language Processing (NLP) é basicamente uma inteligência que permite o robô entender as frases ou escritas pelos médicos.
Isso permite que computadores possam processar a nossa linguagem natural, mesmo com os erros ortográficos, gírias e ambiguidades. Ou seja, o processo se baseia em análise e entendimento.
O PLN no setor da saúde pode ser usado para estabelecer modelos de classificação de pacientes com base nos textos dos prontuários, por exemplo, reconhecendo as especificações de uma patologia conforme a evolução do prontuário.
Big Data
Na era do hiperdigital, os centros de imagem lidam com dados que vêm de todo lado diariamente. Faz parte da rotina coletar, armazenar e interpretar essas informações e, com o uso da tecnologia, esses processos ficam ainda mais fáceis e seguros.
Na radiologia, por exemplo, o big data pode auxiliar a organizar a demanda de pacientes, identificar novas oportunidades de prestação de serviços e otimizar a utilização de recursos materiais e humanos, tudo isso identificando obstáculos e áreas prioritárias.
Aplicativos
Todos nós temos no celular ao menos dois ou três aplicativos de redes sociais, um para o banco e outro para streaming, não é mesmo?. Os aplicativos são tecnologias que cada vez mais facilitam a vida das pessoas em todos os aspectos, não somente no âmbito pessoal, mas também o profissional.
Aplicados à saúde, os benefícios variam dos mais simples, como lembrar o paciente de tomar a sua medicação, até os mais complexos, como fornecer informações para suporte na prática clínica, auxiliando o médico na tomada de decisão.
Os aplicativos podem ser usados para informar o CID das doenças, dados de medicamentos e interações farmacológicas; calcular taxas urinárias e muito mais.
Portanto, médicos e pacientes podem usufruir de uma série de aplicativos que aprimoram as mais diferentes tarefas.
Gostou do nosso conteúdo sobre as tendências tecnológicas médicas para 2021? Então continue acessando nosso blog e acompanhe dicas mais sobre tecnologia, gestão e telerradiologia.
A Teleimagem oferece há mais de 15 anos os melhores, mais avançados e assertivos serviços de laudo a distância.
Qualidade, confiança e precisão são as marcas do nosso trabalho.
Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando aqui. Até a próxima leitura!