Tomografia computadorizada a distância: quais as vantagens?

Você deseja ampliar a oferta de exames do seu centro de imagem hospitalar, melhorar a eficiência na entrega dos seus laudos de tomografia e oferecer qualidade aos pacientes? Se a resposta é sim, você precisa conhecer o serviço de Tomografia Computadorizada a distância. 

Essa modalidade auxilia no diagnóstico de exames de rotina e urgência com rapidez, precisão e segurança. É o que você está procurando? Para saber mais, siga a leitura e descubra as principais vantagens da telerradiologia na emissão de laudos. Confira!

Tomografia Computadorizada

Em síntese, a Tomografia Computadorizada, ou simplesmente TC, é uma espécie de Raio-X em 360º graus. O exame gera imagens em fatias que podem ser analisadas por qualquer ângulo. 

Usando essa tecnologia, o médico consegue avaliar órgãos, estruturas e tecidos com olhar minucioso em relação, por exemplo, ao método de radiografia convencional. 

Geralmente, o exame é utilizado tanto para emergências, como para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer. 

Além disso, a Tomografia Computadorizada é uma grande aliada na avaliação de traumas cranianos e, por causa do rápido diagnóstico, ajuda a encontrar acidentes vasculares cerebrais nos prontos-socorros.

As imagens são capazes de detectar sinais importantes de alerta, como hemorragias, aneurismas, perfuração de alças intestinais e até mesmo infartos.

Benefícios do laudo de Tomografia Computadorizada a distância

Laudos setorizados por subespecialidade

Muitos casos que chegam no hospital, exigem urgência na emissão de laudos para dar início ao tratamento. Porém, nem sempre, o centro de imagem dispõe da equipe necessária para laudar nos mais diferentes setores do exame.

É o que acontece em muitos plantões. Muitas vezes, há apenas um radiologista plantonista e, geralmente, esse profissional não cobre todas áreas da Tomografia Computadorizada

Por meio da telerradiologia, os laudos de TC a distância ajudam o hospital a manter esse serviço com qualidade e segurança, uma vez que os exames são feitos por uma equipe de médicos subespecialistas e com conhecimento para laudar diferentes setores.

Diagnósticos para laudos de urgência com agilidade

A Tomografia Computadorizada a distância é eficaz para laudar e analisar, tanto para exames eletivos, quanto exames com urgência, com ou sem contraste venoso. 

Um laudo em circunstâncias normais demora até três dias para ser finalizado. Com a implementação da telerradiologia, é possível entregar exames de rotina em cerca de um dia. Já os exames de urgência, podem ser entregues  em horas, ou seja, com ainda mais agilidade!

Orientação no laudo de casos graves

Na Tomografia computadorizada a distância, os subespecialistas fazem a dupla leitura e revisão dos laudos. Nos casos complexos, tanto em exames de rotina, quanto urgência, antes da liberação do exame para o centro de imagem, há uma interação entre as equipes. Nesse momento, é feita uma discussão do caso para aumentar a precisão do diagnóstico.

Assim, a equipe presencial obtém a segunda opinião de outros profissionais qualificados e de prontidão.

Aumenta a oferta de exames 

Os laudos de tomografia a distância permitem que o centro de imagem amplie a oferta de exames em diferentes especialidades da radiologia.

Desse modo, você ainda contribui para a economia da sua instituição, aumentando a capacidade de produção e atendendo mais pessoas, sem perder a qualidade dos diagnósticos. Dentre as subespecialidades para envio dos laudos de TC a distância estão:

  • Neurorradiologia;
  • Cabeça e Pescoço;
  • Músculo-Esquelético;
  • Medicina Interna (Abdome, Pelve e Tórax).

Maior comodidade para os pacientes

Já imaginou garantir a qualidade dos laudos, segurança e, ao mesmo tempo, proporcionar comodidade aos seus pacientes? Através dessa modalidade a distância, é possível garantir as imagens do exame, em segurança. 

Depois, os laudos de tomografia ficam disponíveis para o médico em softwares na nuvem e eles podem fazer o compartilhamento de forma online para o paciente. Ou seja, as imagens são 100% digitais, permitindo que você disponibilize os exames para os pacientes com total comodidade, sem que ele se desloque ao centro de imagem.

Rentabiliza investimentos

A emissão de laudos de TC a distância auxilia o centro de imagem a reduzir custos, uma vez que o processo é realizado sem a necessidade da contratação de diversos radiologistas internos destinados a essas funções no centro de imagem.

Lembrando que para instituições com plantão 24 horas, a redução dos custos se baseia em não precisar de um radiologista plantonista.

Agora que você já conhece as principais vantagens da Tomografia Computadorizada a distância, que tal dar o próximo passo? Entre em contato pelo fixo ou WhatsApp: (011) 4063-6150 ou solicite contato através do nosso formulário do site clicando abaixo.

Solicite um orcamento Teleimagem

Assuntos que podem te interessar