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Dicas

Veja como otimizar a entrega de exames no centro de imagem

16 de novembro de 2018

Fidelizar pacientes é a melhor estratégia para quem deseja o sucesso de sua clínica ou centro de imagem. A entrega de exames é o serviço materializado.
Mas para conquistar tal patamar de atendimento, algumas ações devem ser executadas para melhorar a experiência e encantar seus pacientes.
Pois, são várias as possibilidades de trabalhar a fidelização, porém, existem algumas estratégias que dizem respeito apenas ao bom e pleno funcionamento do seu centro de imagem.
O que inclui o respeito aos prazos na entrega de exames.
Imagine um paciente que precisa saber urgente os resultados de algum exame:
1- se a entrega se atrasa, a consulta com o médico que conduzirá um possível tratamento também vai atrasar,
2- impactando tanto a saúde do paciente, quanto em seu estado emocional de ansiedade pela espera da entrega do resultado.

Entenda porque o atraso na entrega de exames é tão ruim

Mais do que um simples inconveniente, o atraso na entrega de exames pode impactar de forma significativa na saúde financeira do seu centro de imagem:
– pacientes insatisfeitos,
– reclamações constantes,
– equipes estressadas
— esses são só alguns dos problemas que os atrasos podem causar. Veja!

Insatisfação dos pacientes

O pior malefício que o atraso na entrega de exames pode causar é a insatisfação dos pacientes.
Afinal, clientes insatisfeitos são ótimos reclamadores e excelentes em disseminar suas insatisfações em qualquer lugar.
Além de, provavelmente, não retornarem ao seu centro de imagem, eles ainda falarão mal de seus serviços a amigos e parentes — o que pode tornar a sua vida como gestor bem complicada.
Por fim, você também estará perdendo a oportunidade de conquistar pacientes fiéis!
A fidelização de pacientes é uma estratégia tão eficiente quanto o marketing tradicional, mais barata e simples de ser colocada em prática.
Contudo, ao manter um bom relacionamento com seus pacientes, sendo claro e preciso nos prazos e oferecendo um ótimo atendimento durante a consulta e, também, após, você garantirá estabilidade na receita, além da promoção gratuita do seu centro de imagem aos conhecidos de seus pacientes fidelizados.

Equipes de trabalho estressadas

Pacientes insatisfeitos deixam qualquer equipe do centro de imagem estressada. Sejam os funcionários responsáveis pelo atendimento e recepção, sejam os técnicos que realizam os exames ou os médicos que finalizam os laudos:

  • todos se veem em uma confusão de prazos, demandas, stress e desorganização sem fim.

Todo bom gestor sabe que equipes estressadas e cansadas se sentem menos estimuladas e produzem bem menos do que poderiam produzir em uma situação calma e tranquila.
Os conflitos passam a ser frequentes, o clima organizacional torna-se insuportável e a rotatividade de funcionários aumenta cada vez mais.
Veja como o atraso na entrega de exames pode impactar toda a gestão do centro de imagem!
Por tudo isso, é imprescindível definir prazos precisos e conquistar uma estabilidade organizacional para que o seu negócio consiga se consolidar no mercado e atrair novos pacientes.

Processos confusos e desorganizados

Sempre que os atrasos na entrega de exames entram na equação do processo organizacional do centro de imagem, podemos ver uma confusão generalizada, que inclui acúmulo de papeis, funcionários sem saber bem o que fazer e pacientes irritados!
Documentos e imagens acumulados geram a necessidade de mais espaço, mais funcionários responsáveis pela organização e uma equipe pronta para resolver crises com pacientes, ou seja, mais gastos para a sua equipe financeira ter que lidar.
Para o bom funcionamento de qualquer empresa, é essencial que todos os processos sejam bem definidos e seguidos à risca, para sabermos em qual parte do processo há gargalos ou quais problemas precisam ser resolvidos.
Porém, se os atrasos são recorrentes, fica impossível seguir protocolos, roteiros de atendimento e assim por diante.

Má reputação do centro de imagem

Por fim, todos os itens que citamos acima resultam nesse aqui: a má reputação do seu centro de imagem.
No meio on-line, atualmente, tornou-se muito fácil fazer reclamações que se tornam públicas e se espalham rapidamente!
Imagine uma recorrência de depoimentos negativos sobre o seu centro de imagem em sites de reclamação ou, até mesmo, nas páginas de suas redes sociais?
Seria um incêndio que a sua equipe de marketing teria que apagar com destreza.
Portanto, a máxima é sempre essa: promova o encantamento dos seus pacientes, seja claro com os prazos, não atrase na entrega de exames e, caso haja comentários negativos na web, responda a todos de forma diplomática e respeitosa, oferecendo soluções aos problemas relatados.

Descubra como acabar com os atrasos na entrega de exames

Agora que você já entendeu a importância de entregar os exames no prazo certo, sem atrasos e de forma ágil e eficiente.
É hora de darmos uma dica essencial para que isso seja possível:

conte com o serviço de laudo a distância.

Manter todo o processo de análise dos exames na mão de extensas equipes pode contribuir para o atraso na entrega dos resultados.
Portanto, as demandas costumam ser muito grandes, os profissionais disponíveis não conseguem absorvê-las e você se vê tendo que contratar cada vez mais profissionais para cobrir buracos — o que representa maior custo e menor agilidade.
Sua entrega também é feita manualmente, com imagens impressas?
Mais um gasto desnecessário e que ainda colabora com o atraso na entrega de exames.
Os centros de imagem mais modernos já utilizam sistemas on-line, em que os resultados dos exames são disponibilizados automaticamente para o paciente e para o médico solicitante.
Então, nessas plataformas on-line de laudo e entrega de exames, em questão de horas, todo o processo de análise e entrega dos resultados estará pronto e disponível para visualização dos pacientes — que terão acesso a todas as imagens.
É uma ótima forma de reduzir custos e acabar de vez com os atrasos na entrega de exames!
Além, é claro, de centralizar todas as informações dos seus pacientes em um só lugar de forma segura e sem ocupar espaço.
Enfim, o que achou dessa dica tão simples de ser colocada em prática?
Para mais informações sobre a otimização da entrega de exames e diversos outros assuntos que podem auxiliar na gestão de sua clínica de imagens, assine a nossa newsletter.
Nós enviaremos a você os conteúdos mais relevantes para o seu negócio. Até lá!

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